El Día de Muertos : La Catrina

Ao contrário da religião católica e sua tradição de luto no dia dos mortos, para os mexicanos o dia dos mortos é um dia de muita felicidade e celebração. El día de Muertos é um dia de recordação e honras aos mortos de cada familia, a idéia é que as pessoas convivam tão bem com a morte como com a vida, comemorar a paz dos espirito daqueles que já se foram.

As celebrações são oferecidas a deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a Dama da Morte. A La Catrina surgiu da gravura de La Calavera de La Catrina do artista mexicano José Guadalupe Posada, a representação de uma dama da alta sociedade em forma de caveira.

Catrina é uma variante feminina da palavra  Catrín, que significa homem de bom gosto e de bom senso estético, não necessariamente alguém pertencente á nobreza, mas o perfeito cavalheiro exemplar. A figura da La Catrina tem como objetivo lembrar que mesmo os mais ricos enfrentam a morte, que ela é igual para todos. Desde a figura pintada por José a La Catrina se tornou mais e mais sofisticada, e hoje, é vista entre as caveiras mexicanas tanto na festividade do Dia dos Mortos como em Tatuagens. Não mais com os chapeús luxuosos, mas com diversas flores em seu cabelo.

diadelosmuertos2

Confira a galeria de Tatuagens de La Catrina:


 

Referência : SerLibertina

 

 

Artigo por: Stephanie Barbosa

02/11/2012

Todo o material publicado no Mais Tatuagem é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.
Os Significados das tatuagens variam de cultura para cultura.
Nenhum artigo representa a opinião do site, nem de seus autores sobre tatuagens.

Não curtiCurti (+1, 1 votos)
Loading ... Loading ...
Comentários ()

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>